domingo, 29 de junho de 2014

GARÇON VENDEDOR........GARÇON DYNAMICO 1





Assim como o vendedor de varejo, balconista e funcionários de lojas devem de ser treinados regularmente, também o garçom de todo restaurante, pequeno ou grande, popular ou de luxo. Todos ten produtos a vender, mais parece que muitos donos ainda não sabem ou os garçons por falta de treinamento deixam de vender, isto e: recomendar, sugerir e fazer propaganda.

O restaurante e um negocio igual a uma loja, tem muitas coisas a oferecer. Deixa-se de ganhar por não ter mentalidade vendedora. Isto acontece em todo lugar e pais, embora os cursos estejam à disposição.

Trabalhando em restaurantes de categoria nos Estados Unidos ,quando fui a estudar, teve a oportunidade de participar em cursos de este tipo. Isto foi nos anos 70.

Depois como terapeuta viajando pelos centros turísticos de Bahia, Fortaleza e Espírito Santo, teve a oportunidade de compartilhar esse conhecimento com donos de restaurante e inclusive fazer massagens aos clientes dos restaurantes antes do almoço ou janta. Fui pioneiro da massagem indiana na America do Sul – www.kiroterapia.blogspot.com

Viajei assim por vários países combinando o ensino a garçons com a massagem em restaurantes. Essa massagem feita antes da refeição estimula o apetite, relaxa e calma a pessoa para assim desfrutar do momento ..............  E também facilita a venda.  

Estando como concessionário no Club Regatas de Lima, teve a oportunidade de apoiar aos concessionários de restaurantes. Um clube de elite, que atende 25,000 membros mais suas famílias tem muitos restaurantes e lanchonetes .Foi o melhor lugar do mundo para aplicar os conhecimentos em todo tipo de serviço.  Agradeço a Deus por esses 32 anos no clube.

Durante esse tempo também fazia treinamento empresarial; Bancos, Distribuidoras, Laboratórios, etc. ate que no ano 1998 fiz um projeto para treinar garçons aproveitando a guerra das cervejas.
Fiz uma aliança estratégica e vendemos o projeto ao maior grupo empresarial.

Um curso de três dias como demostração , e depois foi historia. Mais de 3,ooo garçons dos melhores restaurantes de Lima, Arequipa e Cusco, alem das forças de venda do grupo. www.metododynamus.blogspot.com ,mais de um ano de trabalho.

A habilidade, simpatia, facilidade de comunicação, conhecimento dos produtos, cultura geral, entusiasmo, ética, psicologia, pratica, intimidade com o cheff, e bom relacionamento com os ajudantes, está entre as coisas importantes.

O treinamento de toda pessoa em contato permanente com clientes deve de ser parte importante do orçamento da empresa.
No próximo artigo, experiências e resultados.

Jô Vertz
65-96775569