sábado, 1 de fevereiro de 2014

Histórico Varejo Dynamico 2

Viajando de Rio de Janeiro a Lima, apos voltar dos EEUU - ano 1972 - fiz amizade no avião com um dirigente do Clube de Regatas de Lima, um dos melhores clubes sociais esportivos de America Latina.
Não tinham terapeuta e eu conhecia o clube desde menino por ter sido convidado por amigos de colégio .

25 mil membros,100.000 pessoas(4 x família) de classe media e alta. Uma boa oportunidade.

Imaginem, fiquei como concessionário 32 anos (Que, ou que obtém uma concessão, ou seja, um privilégio que se dá a particulares ou a empresas, para a exploração de serviços ).

Meu serviço era terapias - massagens de diferentes técnicas: Terapeutico, Relax, Esportivo,e outros, ate organizei uma Associação e criei a Kiroterapia.

www.kiroterapia.blogspot.com , www.kirorelax.galeon.com

O Regatas Lima era um clube centenário que nunca teve um terapeuta, tinha que ,promover, demostrar e fidelizar clientes, muito especiais; em um clube de categoria,eram muito exigentes.

Durante bom tempo ia vender o serviço convidando aos membros nas academias, praias, salões sociais,salões de beleza, salas de sinuca, bares.
O clube e como uma pequena cidade. Uma duzia de restaurantes e kioskes, piscinas, etc. O horário era das 3 as 9 da noite, 2ª e 5ª, livre.O movimento forte era o Sábado e Domingo .
Eu estava no 4º andar frente ao mar, uma bela vista para a bahia
Depois foi mais fácil, era vender dentro do local da Sauna, que e o mesmo que hoje vender a pessoas que estão dentro da loja.

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=250311

Nesses 32 anos nunca ouve problema algum.
Posso dizer que alguns dias ganhava mais de gorjeta que da terapia.
Alem dos convites de comidas, bebidas e presentes de todo tipo.Gente maravilhosa.
Tudo isto por um bom serviço, compreensão (empatia),satisfação do cliente junto com conselhos de saúde e conforto espiritual .
A psicologia pratica e o estudo da Bíblia foi de grande ajuda.
Meus dois filhos chegaram a trabalhar como massoterapeutas apos seguir vários cursos.

Também treinei varias pessoas que trabalharam comigo apoiando e permitindo que eu viajasse por todo o pais ministrando cursos e palestras.
Fomos pioneiros na America do Sul com a massagem sentada tipo Indiana e Japonesa e também da Massagem a Bebes ou KiroBB, agora conhecido como Shantala.

Conhecemos muito do Brasil e Sul America graças a massagem sentada, vendendo com as técnicas de varejo.
Todo o Rio Solimões e Amazonas, vendendo nos barcos.
Tabatinga(AM), Manaus,Belém,Salvador,Fortaleza,Vitoria, Guarapari,Rio de Janeiro, Florianópolis, Cuiaba, foram as principais cidades donde se vendeu a Kiroterapia , em feiras, praças, praias ,escritórios e inclusive restaurantes.

As técnicas de Venda no Varejo foram , e são uteis em todo momento e para atuar em diferentes lugares e profissões.


O ano 1975 logo de perceber as necessidades das empresas em relação a Atendimento e Varejo, preparei um programa de Relações Humanas aplicado a esse trabalho.

A maioria de meus clientes eram executivos de empresas, as melhores do pais ,e eu fazia meu estudo de mercado com a informação deles.

Neste tempo falei para um amigo para nos juntar e ministrar cursos. Ele estava ministrando um curso de oratória , e como eu tinha experiencia na oratória e gostava muito, começamos a promover os cursos no local da Camara Junior de Lima, instituição internacional de liderança que no Brasil e mais conhecida em SC e RS.

Esse foi o inicio do Método Dynamus. Juntei conceitos que meu amigo Miguel tinha e outros que eu adicionei, só que eu comecei a aplica los a : Atendimento,Varejo, Vendas, Liderança, Trabalho em Equipe e outras aplicações alem da Oratória.

Logo de alguns meses de sucesso , de ser convidados a programas de radio e motivados pelos próprios alunos , apresentei o Método ( junto ao album fotográfico )ao Instituto Peruano de Administração de Empresas,(SEBRAE peruano) que tinha a Escola Superior de Administração, com cursos tipo Faculdade e cursos de extensão .

A relação com IPAE durou mais de 20 anos, como instrutor e palestrante em todo o pais, depois de nossos primeiros cursos para o Laboratório Peruano Germano e funcionários de farmácias.
Ministramos Oratória,Varejo,Atendimento, Desenvolvimento da Personalidade,Autoestima, Automotivação e outros cursos.

Mais não paramos de estudar; dentro de IPAE estudamos muitos cursos ministrados pelos melhores instrutores empresariais. Gerencia, Liderança, Vendas e outros cursos.

Também na agora Universidade ESAN,Escola Superior de Administração de Negócios ,estudamos Gerencia de Vendas. Nesse curso teve como companheiros meus melhores alunos da Coca Cola.

Um dia sábado fazendo massagem a um gerente do segundo Banco do pais , me perguntou que o sábado anterior ele foi me procurar e teve que receber a massagem da pessoa que eu tinha treinado (massagista cego que depois chegou a ser massagista do governador de Florida, filho do presidente Bush)

Gostou da massagem , mais eu era quem o atendia sempre.
Expliquei que teve que viajar ao interior para ministrar um curso na sucursal da principal Mutual do pais.

Ele perguntou: Curso de massagem na Mutual? , e eu expliquei que não era de massagem,falei do conteúdo do curso e o resultado....e que teria que fazer outras viagens a cidades do interior alem dos cursos na sede da capital.

Logo ele falou.......... Vai segunda feira ao Banco, me interessa muito esse curso.
Naquela época estava de moda o Análise Transacional (é um método psicológico criado pelo psiquiatra Eric Berne), nesse Banco e em quase todas as empresas importantes colegas psicólogos tinham apresentado o AT.

Me enviaram aos escritórios mais problemáticos do interior do país, depois apresentamos muitas vezes o Metodo Dynamus com diferentes aplicações.

Chegamos a ter o 90% dos Bancos como clientes, com o Método Dynamus