Razões Pelas Quais o Vendedor
Deve Conhecer os Produtos Que Vende
1ª Razão:
1ª Razão:
O vendedor precisa conhecer seu produto porque o conhecimento é considerado um fator de entusiasmo. Em geral, ele deveria conhecer:
Seu produto e suas utilidades. Como ele poderá beneficiar seus clientes.
Seu produto e suas utilidades. Como ele poderá beneficiar seus clientes.
Os produtos concorrentes.
A empresa que ele representa, sua história, sua política, sua reputação e suas dependências.
A fim de obter respostas a essas ações, o vendedor deve:
■ler revistas dedicadas à sua indústria ou sobre negócios.
■ler livros a respeito de seu produto
■perguntar a seu chefe tudo a cerca dos seus produtos.
■entrevistar funcionários mais antigos.
■adquirir informações de seus próprios clientes.
■conhecer as instalações industriais e os escritórios.
■se o seu produto for coisa que possa usá-lo, ele deve
■ler revistas dedicadas à sua indústria ou sobre negócios.
■ler livros a respeito de seu produto
■perguntar a seu chefe tudo a cerca dos seus produtos.
■entrevistar funcionários mais antigos.
■adquirir informações de seus próprios clientes.
■conhecer as instalações industriais e os escritórios.
■se o seu produto for coisa que possa usá-lo, ele deve
experimentá-lo.
2ª Razão:
O vendedor necessita conhecer seu produto para ter coragem, pois existe um grande receio dos principiantes (e até mesmo alguns veteranos) em não saberem responder a um cliente.
3ª Razão:
3ª Razão:
Ele precisa conhecer seu produto para a sua própria satisfação pessoal, a qual provém do fato de ser um técnico.
4ª Razão:
4ª Razão:
Ele precisa conhecer seu produto para falar com confiança sobre os produtos a outro técnico. Pesquisas de opinião dos clientes a respeito das qualidades de um bom vendedor: indicam que ele deve ter um completo conhecimento do seu produto.
5ª Razão:
5ª Razão:
Conhecendo bem os seus produtos ele poderá vencer mais fácil às objeções de seus clientes. Para a objeção de preço alto, o vendedor terá que provar a relação custo-benefício; e, para isso, ele deve conhecer como ninguém os seus produtos.
6ª Razão:
6ª Razão:
Quanto mais conhecer, mais vantagens ele descobrirá sobre a utilização dos seus produtos, podendo tirar vantagens disso.
7ª Razão:
7ª Razão:
Quanto mais conhecer, melhor preparado ele ficará para enfrentar seus concorrentes. Pois, não adianta insistir com o comprador que seu produto é melhor, se ele não apresentar fatos e razões que o comprovem.
8ª Razão:
8ª Razão:
Conhecendo bem seu produto ele não temerá ninguém. Sócrates dizia: "Todo mundo é suficientemente eloqüente naquilo que conhece."
9ª Razão:
9ª Razão:
Ao conhecer bem seus produtos, o vendedor de varejo conquistará a confiança de seu comprador e passará a ser visto não mais como um "vendedor ambulante", mas sim, como um "conselheiro de vendas".
Portanto, como dizia Peter Drucker: "A menos que você conheça as reais necessidades de seu cliente, não tome seu tempo".
Portanto, como dizia Peter Drucker: "A menos que você conheça as reais necessidades de seu cliente, não tome seu tempo".